Naruto Shippuuden (Naruto Crônicas do Furacão) - Personagens: Deidara (デイダラ)

Deidara (デイダラ)

História
Deidara era ninja da Vila Oculta da Pedra (
Iwakagure), de onde fugiu. Antes de entrar para a Akatsuki, Deidara agia como terrorista, atraindo a atenção de Pain. Apesar da recusa para entrar na Akatsuki, fora forçado a entrar, após perder uma batalha para Uchiha Itachi, membro da organização.
O Kazekage Gaara
Encarregado da captura de Bijuus, vai para a Vila da Areia e lá luta com o atual Kazekage e Jinchuriki, Gaara. Eles tem uma luta e Deidara o vence mas perde um braço, ele então vai embora para extrair o Bijuu de Gaara com Sasori.
Depois da extração o Time Kakashi chega no esconderijo e ele e Sasori os esperava, ele cria um passarinho com sua argila e leva Gaara com ele, Uzumaki Naruto e Kakashi vão atrás dele enquanto Chiyo e Haruno Sakura enfrentam Sasori.
Ele foge de Naruto e Kakashi, Kakashi depois de muita perseguição ativa o Mangekyou Sharingan e usa a técnica Susanoo arrancando o seu outro braço. Naruto pega o passarinho de argila dele e vê Gaara morto assim liberando a sua segunda cauda e destruindo um clone de argila de Deidara.
Kakashi consegue pará-lo e Deidara aparece novamente comendo um pedaço de argila e explodindo a si mesmo. Mais tarde aparece Tobi mexendo no braço de Deidara e este reaparece revelando que o que explodiu foi na verdade um clone de argila.
Tobi faz piadas e irrita Deidara, que tenta sufocá-lo com as pernas. Ele, juntamente com Tobi (que era seu novo parceiro), capturam o Sanbi. Tobi queria todo o crédito para ele, mas Deidara lembra que sua arte ajudou; Tobi dorme, o que irrita Deidara.
Deidara & Uchiha Sasuke
Um membro da Akatsuki se revela para Uchiha Sasuke, Tobi, enquanto seu parceiro, Deidara o ataca com suas bombas, mas Uchiha Sasuke se protege usando Kuchiyose_•_Kyodaijya. Deidara fala que Uchiha Sasuke é realmente o irmãozinho de Uchiha Itachi, com raiva das palavras de Deidara Uchiha Sasuke ataca Deidara com sua Espada Kusanagi, mas ele desvia e lança seu ataque com suas bombas C1, mas Uchiha Sasuke com o Chidori Senbon destrói todas antes de explodirem, Deidara então faz um dragão gigante com suas bombas C2, e faz uma combinação com Tobi para eles realizarem sua estratégia.
O dragão de Deidara expele várias outras mini-bombas, e pede para Tobi enterrá-las, como se fossem minas terrestres, Uchiha Sasuke então tenta atacar Deidara com seu Chidori, mas como Deidara havia lutado com Hatake Kakashi já conhecia o Chidori.
Deidara então lança contra Uchiha Sasuke outro dragão de Bombas C2, mas devido ao seu Juin Nível Dois Uchiha Sasuke consegue escapar, Tobi avisa Deidara que já colocara as minas terrestres, Uchiha Sasuke então se vê encurralado com bombas C2 guiadas no céu, e minas terrestres enterradas.
Deidara consegue acabar com uma das asas de Uchiha Sasuke, então lança um grande dragão de C2 em direção de Uchiha Sasuke, mas devido a sua Espada Kusanagi Uchiha Sasuke consegue desviar, e ainda consegue contra atacar, jogando Deidara nas minas terrestres, mas ele escapa voando em um mini-dragão de C2, Uchiha Sasuke enquanto isso regenera sua asa. Deidara ao ver o Sharingan de Uchiha Sasuke relembra o momento em que Uchiha Itachi o recrutará para a Akatsuki:
Uchiha Itachi, Hoshigaki Kisame e Akasuna no Sasori estão em um templo convidando Deidara para fazer parte da Akatsuki, mas aquele recusa dizendo que quer compreender a verdadeira arte, Akasuna no Sasori também reclama dizendo que não quer fazer dupla com um pirralho.
Deidara diz que todo o terrorismo que vem causando nos países vizinhos não possui motivo, ele diz que o único momento em que há uma verdadeira arte é no momento de uma explosão, dito isso Uchiha Itachi o convida para um combate dizendo que se Deidara vencer não precisa se juntar à Akatsuki, mas se ele vencer Deidara entra para a organização.
Deidara lança suas bombas em Uchiha Itachi, lançando-o na parede, Deidara agora cria uma centopéia-bomba, e a usa para prender Uchiha Itachi, Deidara diz que venceu, mas Uchiha Itachi diz para ele olhar atentamente, Deidara então vê que é ele quem está preso na centopéia, e que tudo não passava de um Genjutsu, Deidara olha atentamente para Uchiha Itachi e vê uma imagem que considera como sendo a verdadeira arte.
Deidara olhando para Uchiha Sasuke e vendo olhos de Uchiha Itachi, decide usar seu golpe mais poderoso, o C4 Karura, ele então engole uma enorme quantidade de argila, e a expele na forma de um Deidara gigante, Uchiha Sasuke ao ver aquilo pensa se for explodir ele deveria sair do raio de alcance, Deidara explode seu clone gigante e tudo que a fumaça encosta é automaticamente sublimado (sublimação passagem direta de uma matéria no estado sólido para o estado gasoso).
A fumaça alcança Uchiha Sasuke que é desintegrado, Tobi explica que na fumaça há nano-bombas que destroem a estrutura celular da matéria que entrar em contato.
Deidara estava comemorando sua vitória quando percebe Uchiha Sasuke atrás de si, com seu Juin Nível Dois ativado, Uchiha Sasuke usa o Chidori e acerta o coração de Deidara, Uchiha Sasuke explica que viu as nano-bombas com seu Sharingan e saiu voando para fora do alcance delas, Uchiha Sasuke diz para Deidara que quem ela viu morrer era um Genjutsu, Deidara ri e diz que já sabia do Genjutsu, Uchiha Sasuke percebe que quem ele acertou foi um clone de argila, Deidara explica que desde sua luta com Uchiha Itachi, treinou seu olho esquerdo para perceber um Genjutsu, dito isso sai de dentro do seu mini-dragão de C2 e ataca Uchiha Sasuke.
Deidara diz que havia implantado suas nano-bombas na corrente sangüínea de Uchiha Sasuke, Uchiha Sasuke com seu Sharingan vê as bombas dentro de seu corpo e parte para cima de Deidara com seu Chidori Deidara então explode suas bombas, ma Uchiha Sasuke aparece vivo e explica que usou seu Senbon Chidori no próprio corpo, pois como as bombas de Deidara são feitas com Jutsus Doton e o Chidori é feito de Jutsu Raiton ele anulou as bombas (Raiton-Trovão é superior à Doton-Terra).
Deidara e Uchiha Sasuke estão quase nos seus limites de Chakra, Deidara explodindo de raiva ao ver a arrogância de Uchiha Itachi em Uchiha Sasuke, decide então realizar seu último recurso, arranca sua camisa e com as mão arranca uma sutura em seu peito, que revela uma enorme boca, Deidara coloca toda argila que tem na boca em seu peito dizendo que sua morte demonstrará sua arte suprema.
Deidara começa adquirir uma aparência como se tivesse nervos negros sob a pele, Deidara então se transforma em uma pequena bola de fios negros, e dizendo que sua arte IS A BANG (do inglês é um estouro) causa uma explosão de magnitudes gigantescas.
Tudo e todos num raio de vários quilômetros (Km) foram completamente destruídos. Suigetsu Hokuzi ao ver a explosão deduz que Uchiha Sasuke teve ter feito ‘'aquilo’', pega então um pergaminho, e com o sangue de Orochimaru que ele possuía em um frasco, invoca Manda (o Rei das Cobras), Uchiha Sasuke sai de dentro de Manda (o Rei das Cobras) dizendo que usou a cobra como um escudo, já que uma invocação ao morrer é transportada para o local de origem.

Personalidade
Deidara considera-se um artista, acreditando que a arte definitiva estaria presente num momento único de destruição, tal qual uma explosão (a sua habilidade, Kibaku Nendo, age de acordo com seu ideal). Consoante esta concepção, Deidara tem uma personalidade explosiva, não gostando de provocações.
Seus atos em relação a Akatsuki também são ambíguas. Deidara fez parceria com Sasori após entrar na organização, a quem admirava as habilidades artísticas. Por outra via, associado com Tobi, tratava-o como um discípulo, a despeito de sua admiração por Sasori.
Força
Sua técnica é conhecida como Kibaku Nendo, baseada no molde de argila explosiva, usando as duas bocas que tem nas mãos. Com seu chakra, modela a argila no formato de algum animal, aumentando, com um selo de mão, o tamanho da criação.
Para explodir o animal, usa o selo de mão "Katsu" para ativá-la. Essa combinação faz de Deidara um lutador de longa-distância, usando a argila explosiva como arma.
O molde do animal ocorre de acordo com a necessidade da luta. Aplicando esse tipo de chakra no Kibaku Nendo, a função dos animais se resume a ir até o oponente e explodir.
Por não gastar chakra classificado de nível alto, ele utiliza essa técnica com freqüência. Dependendo da complexidade da missão ou do uso da argila, alguns modelos são criados com antecedência, como o #6 e o #18.
Todavia, aplica a designação de C1 e C4 entre os níveis de dificuldade de criação, e de nocividade, para sua argila, como da mais simples para a mais complexa: A argila C1 é usada para a criação de serpentes, aranhas, pássaros, insétos e centopéias, demonstradas no mangá.
A C2 é utilizada mais raramente, utilizada apenas uma vez, na criação de um dragão de argila, capaz de criar pequenas bombas. A título de comparação, poderia-se dizer que a C2 tem o poder relativo de um míssil, enquanto a C3 possui o poder de destruir uma cidade.
A C4 pode ser considerado o nível de chakra explosivo mais forte de Deidara, engolindo a argila sem o uso das bocas de suas mãos, formando uma réplica própria gigantesca, que encobre vários "nanoanimais" de argila, destruindo a vitima, que aspira a explosão, a nível celular.
Ainda, Deidara é capaz de se auto-destruir, consumindo a argila explosiva por uma boca localizada no peito. Ápos sofrer uma mutação, é dito que a explosão seria capaz de destruir tudo em um raio superior a 10 quilômetros.
Curiosidades
O perfil andrógeno de Deidara gerou incerteza inicial sobre o sexo do personagem, dada a aparência dita feminina de sua figura. Mais tarde, a expressão de Deidara por pronomes masculinos, na língua japonesa, e a figuração de sua voz como grave no mangá, desfez a confusão.
A versão de anime de
Naruto veio a confirmar que era um homem.O bordão de Deidara e o próprio personagem foram inspiradas em uma frase de Taro Okimoto, artista abstracionista japonês, que declarou ser a arte "explosão".
A figura formada pela auto-destruição de Deidara foi baseada na escultura
A Torre do Sol, autoria de Taro Okimoto.