História
Era companheiro de time de
Hatake Kakashi e Rin, alunos do futuro Yondaime (Quarto) Hokage. Não se dava bem nas lutas, sempre chegava atrasado, dando desculpas esfarrapadas, não conseguia usar o Sharingan ainda, gostava de Rin, que gostava de Kakashi, e sempre recebia bronca de Kakashi, o que o levava a odiá-lo. No dia em que Kakashi virou
jounin, Obito não deu nenhum presente para ele. Rin, Kakashi e ele foram destruir uma ponte no país da Pedra. No meio do caminho, Rin foi sequestrada. Kakashi disse que eles deveriam seguir a missão normalmente, já que um ninja deve primeiro seguir as regras, mas Obito disse que um ninja deve sim seguir as regras, mas aquele que não se importa com seus companheiros é o pior lixo que existe, e segue para resgatar Rin.
Kakashi entendeu o que ele quis dizer e foi ajudá-lo. Kakashi salva Obito, machucando seu olho esquerdo. Para salvar seu amigo, Obito desperta seu Sharingan. Eles conseguem resgatar a Rin, mas um ninja faz várias pedras despencarem. Uma delas cai em Kakashi, que havia perdido um olho, o esquerdo, o impossibilitando de esquivar.
Para salvá-lo, Obito o empurra, e várias pedras o esmagam. Com apenas parte de seu corpo do lado de fora,em um ato de muita bravura, pede que Rin passe seu Sharingan para Kakashi, como presente. Mais pedras caem, e Obito morre embaixo delas.
Haviam boatos que diziam que Obito estava vivo. Que após Kakashi e Rin saírem do local do desabamento, Zetsu o salvou. Desde então, Obito era conhecido como Tobi. Mais isso agora é uma hipótese, já que a verdadeira indentidade de Tobi é Uchiha Madara revelada no mangá 398.