Yamato é um personagem, cujo verdadeiro nome é Tenzou, ele é calmo, adora conversar, mas, como ele diz, não é contra ter que fazer as coisas na força. É uma pessoa inteligente e forte. É um ninja respeitado.
Não se importa muito com seus companheiros, fazendo a missão não importando o que aconteça. Ele respeita
Hatake Kakashi, seu companheiro na ANBU, mas ele pensa diferente dele, que sempre pensa nos companheiros primeiros.
Yamato foi vítima das experiências de
Orochimaru, que tentava recriar o Mokuton para poder adquirir mais conhecimento sobre essa Kekkei Genkai. 60 crianças foram usadas como cobaia, mas somente Yamato sobreviveu. Nele o Mokuton se manifestou com perfeição, fora a compleição física similar ao
Shodaime Hokage. Com isso, Yamato tornou-se o ANBU que é.
Caso esteja com um
jinchuuriki, pode selar o
bijuu dentro dele (não com muito êxito) com o
Hokage Shiki Jijun Jutsu • Kakuan Nitten Suishu. Mesmo sem essas técnicas, Yamato ainda é esperto, considerado o mais inteligente de Konohagakure, rápido, estrategista, um excelente líder e um ninja forte. Sua luta consiste no uso do Mokuton com um
taijutsu básico.
Dois anos e meio se passaram desde que Naruto e Jiraiya saíram, e eles voltaram. Naruto encontra Konohamaru juntamente com seu time e Sakura.
Após se apresentarem para Tsunade, ela diz que queria testar os dois e para isso escolhe como oponente Kakashi e estes combinam de se encontrarem no campo de treinamento mais tarde.
Shikamaru diz para Naruto algo que o deixa transtornado: ele é o único
genin, todo mundo virou
chuunin, com exceção do Neji, da Temari e do Kankurou (que viraram
jounins), e do
Gaara, que virou
Kazekage.
Mas este depois diz que não ficará atrás de Gaara e se tornará Hokage, surpreendendo a os outros ninjas que estavam com ele naquele momento. Já no campo de treinamento, Kakashi decide que Naruto e Sakura têm que fazer a mesma missão do primeiro encontro deles, pegar os sinos.
Depois de uma longa luta, Naruto e Sakura conseguem pegar, após um plano mirabuloso de Naruto que consegue descobrir o ponto fraco de Kakashi. Tsunade e Shizune aparecem. Elas, juntamente de Jiraiya, estavam acompanhando a luta.
Kakashi diz que agora eles são ninjas iguais, não mais professor e aluno e que juntos formariam o novo time 7. Enquanto isso, em Suna, dois membros da
Akatsuki,
Deidara e
Sasori, aparecem para sequestrar Gaara.
Deidara luta com Gaara, e perde um braço, mas o captura. Kankurou segue os dois, e luta contra Sasori, perdendo. O
time Kakashi está pronto para receber a primeira missão, quando Tsunade decide que eles vão até
Suna ajudar no resgate do
Kazekage o mais rápido possível.
Gai recebe uma mensagem do
Pakkun, um cão do Kakashi, dizendo onde fica o esconderijo.
Zetsu os vê, e o líder da Akatsuki manda
Hoshigaki Kisame encontrá-los, com seu
Shouten no Jutsu. Zetsu vê o time Kakashi, e
Uchiha Itachi vai encontrá-los. Kisame luta contra o time Gai, e Gai o derrota.
Itachi perde para Kakashi e Naruto, que o derrota com o
Oodama Rasengan. Eles descobrem que esses dois ninjas não eram os Akatsukis, e sim outras pessoas que foram transformadas em Itachi e Kisame com um jutsu. Eles seguem em frente.
Chegando no esconderijo, o time Gai se separa para tirar a armadilha do lugar. O time Kakashi entra, e encontra
Sasori e
Deidara com
Gaara morto. Deidara foge com Gaara. Naruto e Kakashi o seguem, deixando Sasori para Chiyo e Sakura.
Chiyo e Sakura, depois de uma briga muito séria, onde elas quase morrem envenenadas, vencem Sasori, numa luta de manipulador contra manipulador, avó contra neto. Kakashi mostra um Mangekyou
Sharingan, que usa em Deidara, destruindo outro braço dele.
Eles o derrubam, e o cercam. Os outros ninjas (Gai e seu time com Chiyo e Sakura) cercam Deidara. Deidara se esconde no meio de uma explosão. Chiyo, com uma técnica proibida, a
Técnica de Ressureição da Chiyo, revive Gaara, morrendo no processo.
Ao morrer, Sasori disse para Sakura que um espião que ele colocou no Orochimaru iria se encontrar com ele em dez dias numa ponte no país da Grama.
Sabendo disso, Tsunade decide enviar o time Kakashi para pegar o espião. Kakashi, de cama, não pode ir. Danzou, líder da ANBU Ne, põe Sai no lugar de Sasuke, e Tsunade decide colocar Yamato no lugar de Kakashi, para ficar de olho no Naruto e no Sai.
Assim o time sai. Sai se declara uma pessoa sem sentimentos, falando para Naruto que ele é um idiota por se preocupar com um traidor, chamando de amigo aquele que tentou matá-lo. Sakura e Naruto não gostam dele.
Eles chegam na ponte, e Yamato se disfarça de Sasori. Eles descobrem que o espião é Yakushi Kabuto. Nessa hora Orochimaru chega. Kabuto demonstra estar com medo, mas tenta matar Sasori logo depois, dizendo estar do lado de Orochimaru. Naruto, Sai e Sakura aparecem para enfrentar Orochimaru e Kabuto.
Orochimaru se espanta ao ver que Yamato, seu experimento, está vivo. Ele diz que tentou ter o poder do Shodaime Hokage, o de controlar madeira e os Bijuus, e por isso fez uma experiência com 60 crianças, onde somente Yamato sobreviveu.
Orochimaru, ao falar o nome de Sasuke, instiga a raiva de Naruto, que começa a liberar o chakra da Kyuubi, destruindo a ponte onde eles estavam. Yamato rapidamente segura a ponte com seu jutsu de madeira. Kabuto é jogado longe com o chakra de Naruto.
Orochimaru pula pro outro lado da ponte, e Naruto o segue. Sakura, desacordada, cai, mas é salva. Sai diz que a missão dele começa, e desenha um pássaro e com sua habilidade dá vida para ele, e vai observar a luta de Naruto (no caso a Kyuubi) e Orochimaru.
Yamato fica com Sakura e cria um clone, que vai tentar controlar Naruto, já que ele tem o poder de controlar os bijuus. Naruto libera a quarta cauda, e vira uma mini-Kyuubi, destruindo a floresta em volta.
Orochimaru luta com a mini-Kyuubi de 4 caudas. Kyuubi, com um poder gigantesco, utiliza de seu chakra para ataques, enquanto Orochimaru utiliza jutsus complicados e avançados.
Orochimaru finalmente consegue derrubar Naruto com sua Kusanagi, porém o ataque se prova inefetivo, já que a Kyuubi não ficou machucada, mas ainda assim tem de regenerar a parte perfurada.
Haruno Sakura, vendo Naruto, pede para ele parar. Naruto, sem reconhecê-la, a machuca. Yamato tenta pará-lo com suas técnicas de madeira, porém não impede que Sakura apanhe.
Ela é curada por Yakushi Kabuto, que diz que não quer matá-los, já que eles podem se tornaram úteis contra os membros da Akatsuki. Yamato, com um jutsu especial, sela a Kyuubi.
Enquanto isso, Sai sai de seu esconderijo e se apresenta para Orochimaru como a ferramenta de Danzou, dizendo que Orochimaru deve aceitá-lo. Orochimaru, sem saber o que dizer, lê uma carta, e aceita a entrada de Sai na sua equipe.
Eles só não sabiam que Yamato observava tudo através de seu Moku Bunshin, informando o verdadeiro através de um rádio. Naruto acorda, após Sakura se esforçar ao máximo para curá-lo, aliado ao poder de regeneração da Kyuubi, mas não se lembra do ocorrido. Fica sabendo da traição de Sai.
Escuta os possíveis planos de Danzou, líder de Sai, em destruir Konoha. Quando vai atrás de Orochimaru, ele cai. Yamato quer deixá-lo para trás. Sakura não apoia a idéia de Yamato mas Naruto decide continuar.
Naruto, Sakura e Yamato seguem em frente quando Sakura cai no chão. Yamato se espanta pelo fato do chakra da Kyuubi ter machucado a ponto de não deixar o ferimento cicatrizar.
Sakura mente, dizendo que Orochimaru fez isso. Yamato chama Naruto e escondido da Sakura conta o que aconteceu. Naruto percebe o que aconteceu, se lembra do que ele fez numa cidade onde estava tudo destruído.
Yamato diz que se Naruto quer salvar Sasuke, ele tem que ver isso com seus olhos, não com os da Kyuubi; se ele quer proteger os amigos, ele deve usar sua própria força. Sakura rapidamente chama os dois, e mostra o álbum de Sai.
Esse álbum, conclui Sakura, conta o passado de Sai. Segundo ela, Sai luta contra um ninja, o mata, rouba suas roupas e seu jeito. Eles percebem que o outro lado, do garoto de cabelos brancos, só poderia ser do irmão de Sai.
Eles impedem a leitura do álbum já que Yamato avisa que seu Moku Bunshin chegou no esconderijo do Orochimaru. Em frente ao esconderijo, Yamato dá para Naruto e Sakura uma cápsula.
Ela envia a localização dela, respondendo somente ao chakra de Yamato. Sakura está confiante de que vai levar Sasuke de volta. Eles entram no esconderijo e encontram Sai. Sai diz que sua missão falhou, e conta que a missão dele envolve a destruição de Konoha. Sai é preso, mas Kabuto aparece e o liberta.
Kabuto só não esperava ser preso com a ajuda de Sai, que diz fazer isso pela ligação de Naruto e Sasuke, que lembra a que tinha ele e seu irmão. Kabuto diz que Sasuke está no final do esconderijo.
Yamato e Sakura vão por um caminho e Sai e Naruto por outro. Sai pega seu livro de desenho e diz que Naruto lembra muito seu irmão, e ele se lembra de seu sonho que compartilhava com seu irmão. Rapidamente, ele faz um desenho seu e do seu irmão juntos e felizes, como ele queria, mas havia se esquecido.
Ele se emociona, mas Orochimaru aparece e pergunta de que lado Sai está. Naruto diz que irá segurar Orochimaru, enquanto Sai deve ir atrás de Sasuke. Sai consegue encontrar o quarto de Sasuke, e o prende com cobras.
Sai explica que sua missão era assassinar Sasuke, mas que ele mudou de idéia, Sasuke irá voltar para Konoha, em nome da forte amizade de Naruto com esse ninja. Sasuke escapa facilmente do Sai, destruindo o quarto.
Sakura encontra os dois, e olha para Sasuke, incrédula, enquanto Naruto chega e vê Sasuke. Sai diz que irá parar Sasuke, protegendo o vínculo entre Naruto e Sasuke. Sasuke desce e se prepara para matar Naruto. Sai tenta impedi-lo, mas não consegue. Sasuke foge com a chegada de Orochimaru e Yakushi Kabuto.
De volta para Konohagakure no Sato, Tsunade sabe de toda a situação, e diz que Sasuke pode estar muito forte, treinando kinjutsus, usando drogas (por causa do conhecimento de Kabuto).
Sakura e Naruto decidem ir conversar com Kakashi, e Sai que vai a convite de Sakura. Kakashi diz que eles precisam ficar fortes, caso queiram salvar Sasuke.
Ele propõe um treinamento, mas diz que Naruto é o que mais se beneficiará com ele, ficando até mesmo mais forte do que o Kakashi, mas Asuma chega, e Kakashi pede para adiar a conversa.
Mais tarde, Naruto aprende a controlar seu elemento, o
Fuuton com a ajuda de
Sarutobi Asuma.
Tsunade convoca 80 ninjas, divididos em grupo de 4 pessoas. A missão deles é parar os membros da Akatsuki de andarem no País do Fogo, matando-os, se necessário.
É aí que ocorre um dos mais tristes fatos de naruto. Sarutobi Asuma luta contra
Hidan e
Kakuzu, junto com seu time, mas acaba assassinado. Tempos depois, descobre-se que ele teve um flho com Yuuhi Kurenai.
Kakashi se torna o novo sensei do antigo time Asuma, sendo que o novo sensei do antigo time Kakashi será Yamato. Hatake Kakashi vai com Nara Shikamaru, Akimichi Chouji e Yamanaka Ino para enfrentar os membros da Akatsuki Hidan e Kakuzu.
Ele atravessa Kakuzu com o Chidori, mas mesmo assim ele não morre (por ter cinco corações, sendo que apenas um teria sido destruído nesse golpe) e derruba Hatake Kakashi.Hatake Kakashi pára o ataque de Kakuzu usando dois Chidoris.
Hidan acaba acertando mais um de seus corações em um golpe sem querer. Ao morrer pela segunda vez Kakuzu atingiu uma segunda forma, onde ficava maior e tinha fios negros saindo por todo o corpo, ao tentar matar Kakashi, Ino e Chouji com um golpe rapido foi impedido por Naruto e Yamato, que chegavam junto a Sai e Sakura.
Kakashi mandou que Sai e Sakura se juntassem a Shikamaru que enfrentava Hidan em outro local enquanto Naruto enfrentava Kakuzu sozinho.
Com seu novo jutsu o
Fuuton - Rasen Shuriken, evolução do rasengam Naruto achava que podia derrotar Kakuzu, porem na hora em que ia atingi-lo o efeito do jutsu acabou e Naruto teve de ser salvo por Kakashi e Yamato, Ino observou que Naruto não havia mudado apesar de tudo.
Naruto pede que deixem ele lutar com Kakuzu, pois quer superar a barreira existente entre ele e Sasuke, Kakashi permite. Kakuzu muda novamente de forma pra se preparar pro jutsu atingindo uma forma ainda maior e com mais fios negros.
Ao enganar Kakuzu com seu Kage Bunshin no Jutsu, Naruto consegue acertar seu novo jutsu em Kakuzu o explodindo e acabando de uma vez com os três corações restantes.
Todos ficam impressionados com a força de Naruto e Kakashi revela que nem com o Sharingam conseguiu acompanhar o jutsu de Naruto que termina exausto apos atingir o inimigo e o derrotar.
Hidan enfrenta Nara Shikamaru numa área cheia de armadilhas. É pego pelo
Ninpou: Kage Nui de Shikamaru. Hidan depois de amarrado por uma corda cheia de selos explovisos, é feito em pedaços com uma explosão e enterrado num enorme buraco, mas continua vivo. No entanto, não podia mais lutar e foi soterrado, prometendo vingança.
Recuperação da Batalha
Uzumaki Naruto ataca-o com um
Rasengan, mas o ataque passa por dentro de
Tobi e não surte efeito, Uzumaki Naruto continua atacando sem surtir efeito novamente,
Hyuuga Hinata acompanha a luta com seu
Byakugan, todos agora começam a atacar
Tobi e todos com a mesma conseqüência, nenhum ataque surte efeito.